Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Normalização


Normalização

1)       Quais são as diretrizes informais para o projeto de esquema de relações? Explique resumidamente cada uma.
R: A primeira diretriz da semântica tem como objetivo projetar um esquema de relação de maneira que seja simples descrever seu significado, a segunda projetar esquemas de relações de maneira que nenhuma anomalia de alteração ocorra em relações, a terceira diretriz diz esta ligada a valores nulos, ela evita colocar atributos em um esquema de relação base cujo valor possa ser null, a quarta diretriz corresponde a tuplas espúrias o objetivo principal é projetar esquemas de relação tal que, quando aplicadas operações JOIN-NATURAIS, os atributos nas condições-joins envolvam atributos que sejam ou chaves primarias ou chaves estrangeiras de maneira a garantir que nenhuma tupla espúria seja gerada. 


2)       Quais são as métricas de qualidade informal para projeto de esquemas de relações? Explique resumidamente cada uma delas.
R: As métricas de qualidade informal são conhecidas como semânticas de atributos, redução de valores redundantes em tuplas, redução de valores nulos em tuplas e não permissão de tuplas espúrias.

Semântica de atributos: Mostra de forma detalhada como interpretar os valores de atributos que estão guardados em uma determinada tuplas.
Redução de valores redundantes em tuplas: Tem como objetivo reduzir valores desnecessários que possam ter nas tuplas.
Redução de valores nulos em tupãs: Se os atributos não forem aplicados as tuplas de relação podem-se ter vários valores nulos isso pode despender o espaço de armazenamento e dificultar o entendimento da operação. 
Tuplas espúrias: Nesse tipo de tuplas pode ocorrer falta de informação correta e o projeto sair ruim, por esse motivo passa a ser invalida.



3)       O que é e para que serve o conceito de dependência funcional? Quais são os tipos de dependência? Explique-os
R: Dependências funcionais são restrições que existem nas relações ela da oportunidade de modificar algo necessário para que o banco de dados seja modelado de forma correta, essa dependência é uma propriedade do significado semântica dos tributos em um esquema de relação R, essa semântica é o modo como os tributos se relacionam para especificar as dependências funcionais envolvidas na relação.


4)       O que é e para que serve normalização de dados relacionais? Quando será utilizada a normalização na maioria das vezes?

R: Na normalização de base é com se fosse uma prevenção para que não haja redundância de informações com objetivo de reorganização de dados, será muito utilizado quando a tabela precisar de chaves estrangeiras para diferenciar dados.


5)       O que são e quantas são as formas formais de relação? Explique-as resumidamente. Para manter eficiência e a simplicidade de processamento em certos casos podemos normalizar as relações até a 3ºFN por que?

R: É uma ligação com a dependência funcional para garantir os dados das diretrizes. São três tipos de forma normal cada uma com sua diferença, a primeira é a (1FN) visa eliminar atributos multivalorados, a segunda (2FN) é quando ela pertence a (1FN) e suas colunas que não são chave primaria dependerem da chave primaria, a (3FN) se já estiver na (2FN) e nenhum dos seus atributos dependerem funcionalmente de atributos não chave.


6)       Dê exemplos de normalizações de uma relação.
R: Tabela normalizada
Atributos não atômicos ou contém tabelas aninhadas
Exemplo: Tabela de alocação de funcionários a projetos
Código do Projeto: 1
Tipo: Desenvolvimento
Descrição: Vagas




Nenhum comentário:

Postar um comentário