Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

DER e MRel


DER – Diagrama Entidade Relacionamento


1)    CADASTRO NACIONAL DE VEÍCULOS: Você apresentará um modelo de dados para o cadastro nacional de veículos. Sabe-se que:
·         O veículo possui sempre uma placa única em todo o país;
·         O veículo possui sempre um responsável legal por ele. É necessário manter o histórico desta responsabilidade (propriedade);
·         O veículo pertence sempre a uma categoria;
·         O veículo é sempre de uma marca e de um modelo e possui ano de fabricação.



2)    BIBLIOTECA: Você irá elaborar um modelo de dados para atender as necessidades de informação de uma biblioteca universitária. São elas:
·         O cadastro dos usuários com endereço completo, inclusive com a informação do curso do usuário e data de início e de término previsto;
·         O cadastro das obras da biblioteca, com a devida classificação: livros científicos, periódicos científicos, periódicos informativos, periódicos diversos, entretenimento, etc.;
·         A língua em que encontra-se a obra;
·         A mídia onde encontra-se a obra;
·         Os autores da obra com o controle da nacionalidade do autor;
·         As editoras dos exemplares com o ano de edição;
·         os usuários estão classificados entre alunos, professores e funcionários, sendo que para os professores não serão considerados limites de volumes para empréstimos, nem possíveis atrasos na devolução destes.
·         O histórico dos empréstimos.



3)    CONTROLE DE ESTOQUE. Uma empresa do comércio varejista, deseja fazer o controle de estoque de seu estabelecimento. Para facilitar a administração do seu estoque, a organização criou uma estrutura de almoxarifados, onde um produto pode ser estocado em vários almoxarifados e um almoxarifado pode conter vários produtos. A reposição de estoque acontece quando os produtos adquiridos de um fornecedor chegam com sua respectiva nota fiscal de compra. Já a baixa do estoque se dá quando ocorre a emissão de uma nota fiscal de venda para um determinado cliente. Além disso, deseja-se classificar os produtos em linhas a serem determinadas pelo usuário de acordo com a sua necessidade.


4)    EMPRESA DE FLORES. A X.P.T.O LTDA. criou a FLOWERNET, uma rede que tem como objetivo atender todo o mercado nacional no que diz respeito à venda e entrega de flores. Através desta rede, um cliente pode fazer uma compra de flores em Belo Horizonte e pedir para a entrega ser feita em Fortaleza. Para isso a X.P.T.O firmou convênio com várias floriculturas em várias cidades do Brasil. Uma floricultura pode atender várias cidades da região. O pedido do cliente, que pode possuir vários tipos de flores, é cadastrado e repassado para uma das floriculturas conveniadas que atendem a cidade, na qual será entregue o pedido.

5)    APURAÇÃO ELEITORAL. Para facilitar o processamento da apuração eleitoral da eleição municipal a ser realizado nesse ano, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) resolveu informatizar esse processo. Sabe-se que cada localidade é dividida em  várias zonas eleitorais que, por sua vez, são divididas em várias seções nas quais os eleitores estão vinculados. O candidato a um cargo público deve estar vinculado a um único partido político. Vale ressaltar que, segundo a legislação vigente, o voto é secreto.

6)       CONCURSO PÚBLICO. Uma organização deseja implementar o procedimento de concurso público para tornar transparente o seu processo de seleção de pessoal. Esta organização possui vários departamentos, que por sua vez, possui vários cargos. O mesmo cargo pode estar vinculado à vários departamentos. Um concurso público é realizado para vários cargos, e um cargo pode ser oferecido em vários concursos. O candidato faz inscrição em somente um cargo oferecido em um concurso público. O concurso tem várias etapas, que tem a participação de vários candidatos. O candidato obtém a nota em cada etapa que participa. A etapa pode ser classificatória ou eliminatória.
          





MRel - Modelo Relacional

1) Explique conceitualmente a diferença entre o MER e o Modelo de Dados Relacional, ou simplesmente Modelo Relacional (MRel).

R: A diferença entre eles é que no MER utiliza dados conceituais de alto-nível e o MRel utiliza implementação de dados mais simples.

2) Explique os conceitos de Instância, Esquema e Domínio no MRel. Explique as notações no MRel.
R: Instância: é toda a relação no momento, ou seja, uma instancia de Alunos são todos os alunos cadastrados no momento. Se amanhã acrescentar mais alunos, a instância será todos os alunos antigos mais os novos.
Esquema: A descrição de um banco de dados é chamada de “esquema de um banco de dados” e é especificada durante o projeto do banco de dados. Geralmente, poucas mudanças ocorrem no esquema do banco de dados.
Domínio: É um conjunto de valores atômicos, sendo que por atômico, podemos compreender que cada valor do domínio é indivisível. Durante a especificação do domínio é importante destacar o tipo, o tamanho e a faixa do atributo que está sendo especificado.As seguintes notações serão utilizadas para apresentar alguns conceitos do modelo relacional: · Uma relação esquema R de grau n é representada como  r  (A1, A2, …, An). Uma tupla t em uma relação r (R) é representada como t=, onde vi  é o valor correspondente para atributos Ai. Serão utilizadas as seguintes notações  para se referir aos valores dos componentes de tuplas:· t[Ai] indica o valor de vi em t para o atributo Ai.
·         t[Au, Aw, ..., Az] onde Au, Aw, …, Az é uma lista de atributos de R, indica o conjunto de valores de t correspondentes aos atributos especificados na lista.
·         As letras Q, R e S denotam nomes de relação.
·         As letras q, r e s denotam instâncias de relação.
·         As letras t, u e v denotam tuplas.

3)                  Explique os conceitos de super-chave, chave candidata e chave estrangeira.

R: Super-chave: Um conjunto de atributos de uma relação R que identifica univocamente cada tupla na relação R.
Chave Candidata: é comum que exista mais de uma chave para uma mesma relação. Neste caso, cada uma das chaves é chamada de chave candidata. Quando uma relação esquema tem muitas chaves-candidatas, a escolha da chave primária é   arbitrária; no entanto, é sempre melhor escolher a chave-primária com o menor número de atributos.
Chave Estrangeira: Uma chave estrangeira CE de uma tabela R1 em R2 ou vice-versa, especifica um relacionamento entre as tabelas R1 e R2.

4) Explique o conceito de integridade no MRel.

R: As restrições de chave e de integridade de entidade aplicam-se apenas a relações  individuais. A restrição de integridade referencial é uma restrição que é especificada entre duas relações e é usada para manter a consistência entre tuplas de duas relações. Informalmente, a restrição de integridade referencial estabelece que um tupla de uma relação que se refere à outra relação deve se referir a uma tupla existente naquela relação. Não existe uma representação formal para chave estrangeira. Normalmente, identifica-se um arco direto de cada chave estrangeira à relação que ela faz referência.

5) Explique o conceito de integridade referencial no MRel.

R: Uma Chave Estrangeira ou Integridade Referencial ocorre quando um conjunto de atributos C. Informalmente, a restrição de entidade referencial declama que uma tupla em uma relação, que faz referência a  outra relação, deve se referir a uma tupla existente nessa relação. O conceito de Integridade Referencial depende do conceito de Chave Estrangeira.

6) Explique os conceitos de Intenção e Extensão no MRel. Quais são as operações de atualização sobre relações?

R: Tornou-se um padrão de fato para aplicações comerciais, devido a sua simplicidade e performance. É um modelo formal, baseado na teoria matemática das relações. Um dos SGBD's precursores que implementaram este modelo foi o System R (IBM). Baseado em seus conceitos surgiram: DB2 (IBM), SQL-DS (IBM), Oracle, Informix, Ingres, Sybase entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário