Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Introdução à Banco de Dados - Exercício: 01


Introdução à Banco de Dados

1)    O que é e como funciona o armazenamento de dados em arquivo? (criação, utilização, vantagens e problemas).


Banco de dados é o conjunto de dados relacionados com diversos significado.Sua criação é especifica para atender os usuários ou analistas de projetos. Suas vantagens: os dados são armazenados de forma segura e de fácil acesso para os usuários.


Suas desvantagens: As informações geradas podem ser utilizadas por outros, por falta de conhecimento dos usuários.
 


2)      O que é e como funcionam os SBGD? Explique a evolução dos arquivos, passando pelo BD até SGBD.

O Sistema Gerenciador de Banco de Dados é o conjunto de softwares responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados, consiste em uma coleção de dados inter-relacionados e uma coleção de programas para prover o acesso aos dados. O objetivo principal de um SGBD é prover um ambiente que seja adequado e eficiente para uso na recuperação e armazenamento de informações. Passou por evoluções, que são elas: Sistemas de arquivos BD em rede, BD hierárquico, BD relacional Linguagem de orientada a Objeto Hipermídia Inteligência Artificial.



3)   
Quais são os tipos de conexão existentes com BD? Explique-as.

Time sharing:
conexão realizada em tempo real.

Servidor de arquivos:
conexão somente para armazenamento de dados.

Cliente-servidor:
servidor de dados e de manutenção de arquivos por usuários.

Servidor de aplicações:
servidor de aplicações em geral Servidor.

Web
:
exclusivo para web.


4)   
Quais são os modelos de dados existentes? Explique-os.
Modelo Hierárquico: Os dados estão estruturados em hierarquias ou árvores.Os nós das hierarquias contêm ocorrências de registros, onde cada registro é uma coleção de campos (atributos) cada um contendo apenas uma informação. O registro que em uma hierarquia precede outros se designa registro-pai dos outros registros que são chamados de registros-filhos. Uma ligação é uma associação entre dois registros.

Modelo em Rede: No modelo em rede os registros estão organizados em grafos. Nele aparece um único tipo de associação (set), que define uma relação de 1: N entre 2 tipos de registros: proprietário e membro.

Modelo Relacional: O modelo relacional apareceu devido a seguintes necessidades: aumentar a independência de dados nos sistemas gerenciadores de banco de dados; prover um conjunto de funções apoiadas em álgebra relacional para armazenamento e recuperação de dados; O Modelo relacional revelou-se ser o mais flexível e adequado ao solucionar os vários problemas que se colocam ao nível da concepção e implementação da base de dados. A estrutura fundamental do modelo relacional é a relação. Uma relação é constituída por um ou mais atributos (campos), que traduzem o tipo de dados a armazenar.

Modelo Orientado a Objetos: A habilidade para criar os tipos de dados necessários é uma característica das linguagens de programação orientada a objetos. Estes sistemas, porém, necessitam guardar representações das estruturas de dados que eles usam no armazenamento permanente. A estrutura padrão para o banco de dados objeto foi feita pelo Grupo de gerenciamento dados objetos (ODMG).

Sistemas Objetos-Relacionais: A área de atuação dos sistemas Objeto-Relacional tenta suprir a dificuldade dos sistemas relacionais convencionais, que é o de representar e manipular dados complexos. A solução proposta é a adição de facilidades para manusear tais dados utilizando-se das facilidades SQL existentes. Para isso foi necessário adicionar: extensões dos tipos básicos no contexto SQL; representações para objetos complexos no contexto SQL; herança no contexto SQL; sistema para produção de regras.


5)   
Quais são os aspectos relevantes que devem ser considerados para atingir a eficiência e eficácia do sistema informatizado? (na visão do BD).


No sistema sem o banco de dados, cada aplicação tem seus próprios arquivos, isto costuma provocar uma repetiçãogrande nos dados armazenados, causando desperdício no resultado final do armazenamento. Por isso, necessita se trabalhar com um nível de segurança. O problema da integridade é assegurar que os dados do banco sejam corretos. A inconsistência entre as entradas que pretendem representar o mesmo "fato" é um exemplo de falta de integridade,tal problema, certamente, só pode ocorrer se houver repetição nos dados armazenados.



6)   
Quais são as arquiteturas de SGBD’s? Explique-as.

Plataforma Centralizada – Onde um computador potente que hospeda o SGBD e emuladores para os aplicativos. A vantagem é a segurança de manipular altos volumes de dados com muitos usuários. A principal desvantagem é o alto custo, pois a diferença em ambientes como mainframes, e soluções centralizadas.



Sistemas de Computador Pessoal - Os computadores trabalham com sistema stand-alone, ou seja, fazem seus processamentos sozinhos. No começo esse processamento era bastante limitado, mas com a evolução do hardware, hoje os computadores, processam muito mais informação. Eles utilizam o padrão X-base em se tratando de SGBD’s funcionam como hospedeiros, e possuem um único aplicativo a ser usado na maquina.

Banco de Dados Cliente-Servido- Nesta arquitetura, o cliente (front_end) executa as tarefas do aplicativo, fornece a interface com o usuário. O servidor (back_end) executa as consultas do DBMS e retorna os resultados ao cliente. Para poder programaré necessário soluções sofisticadas, que façam: tratamento de transações. A principal vantagem é dividir o processamento em dois sistemas e reduzir o trafego de dados na rede.

Banco de Dados Distribuídos (N camadas) - Esta arquitetura consiste em dividir a informação em diversos servidores. E cada servidor atua como cliente-servidor, porem as consultas dos aplicativos são feitas para qualquer servidor. Caso a informação solicitada seja mantida por outro servidor ou servidores, o sistema se encarrega de obter a informação necessária. Exemplos típicos são bases de dados corporativos, em que o volume de informação é muito grande e deve ser distribuído por diversos servidores.