Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de março de 2012

ROI (RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO)

ROI (RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO)

1)      Quais são as principais características do ROI? Explique esse conceito.

É definido como o retorno do capital investido, uma performance da organização: o capital total da organização dividido por seus retornos ou rendimentos. Também é definido como o retorno sobre ativos: os rendimentos de um determinado período divididos pelo valor dos ativos utilizados para produzir aquele rendimento. Para maximizar o retorno sobre um investimento diversas iniciativas apresentam grande contribuição como reduções de custos, ampliação dos retornos ou diminuição dos prazos de retorno.
Na maioria das vezes seus resultados são apresentados na forma financeira, como Fluxo de Caixa Líquido, tempo de retorno, entre outros. O maior problema encontrado em uma análise de ROI é a dificuldade de se estabelecer um custo de investimento real. O custo do investimento vêm no inicio e seu retorno durante os anos seguintes. É necessário considerar também o valor do capital ao longo do tempo. O cálculo de ROI é mais apropriado quando tanto o custo de investimento quanto seu retorno se apresentarem em um curto espaço de tempo, estiverem muito relacionados e puderem ser derivados de forma não ambígua.


2)      Como calcular o ROI? Quais aspectos devem ser considerados?

O cálculo do ROI possui diversas metodologias, algumas simples, outras nem tanto. Cada metodologia varia em função da finalidade ou do enfoque que se deseja dar ao resultado.
ROI=(Lucro Líquido ÷ Vendas)×(Vendas ÷ Total de ativos)
representa a relação entre a lucratividade e o giro dos estoques.
ROI=Lucro líquido ÷ Total de ativos
Representa o retorno que o ativo total empregado oferece. Utilizado geralmente para determinar o retorno que uma empresa dá.
ROI=Lucro líquido ÷ Investimentos
representa o retorno que determinado investimento oferece. Geralmente é utilizado para determinar o retorno de investimentos isolados. Invertendo-se a relação (ROI=Investimento ÷ Lucro Líquido), obtém-se o tempo necessário para se reaver o capital investido.
Há também a Rentabilidade do Ativo Total Médio ou Taxa de Retorno sobre o Ativo Total Médio ou Taxa de Retorno sobre o Investimento Total
Taxa=[(Lucro Líquido do Exercício)/(Vendas Líquidas)]*[(Vendas Líquidas)/ATM]*100=[(Lucro Líquido do Exercício)/ATM]*100
ATM=Ativo Total Médio=(Ativo Inicial+Ativo Final)/2

3)      O ROI deve ser um fator impeditivo na compra de TI? Justifique.

Os riscos financeiros são aqueles onde um fator não-tecnológico influencia a aplicação. Fusões, aquisições, mudanças no quadro gestor e pressões competitivas influenciam a infra-estrutura corporativa tecnológica e pode reduzir a chance de se obter o ROI esperado.

4)   Qual a relação do ROI com o profissional de TI? É possível inverter essa situação?

ROI, do inglês Return Of Investment (Retorno do Investimento), é um indicador largamente utilizado em toda a indústria de TI e serve de suporte na argumentação dos CIO (Chief Information Officer) para implementação de vários projetos da área.
 Vale lembrar aqui que o ROI por si só, como qualquer indicador, não pode ser considerado de forma isolada, mas sim relativo ao seu ambiente para que ele possa ser válido como ferramenta. Em contrapartida, em organizações que já possuem processos automatizados, uma atualização destas aplicações que se traduza em ampliação das capacidades de auditoria ou geração de relatórios, como exemplo, gerará maiores benefícios indiretos como o aumento da eficiência ou redução de prazos.


5)      Qual a relação do ROI com a sociedade atual? De que jeito isso prejudica a área de TI? E de que jeito ajuda a área de TI?

Na prática, embora muitos críticos digam que ele ainda é um exercício puro de matemática que sofre constantes alterações e padece de erros, o ROI significa o retorno de determinado investimento realizado e contabilizado em meses nos quais ele será amortizado para, então, começar a gerar lucros e benefícios.
Recomenda-se não buscar números estratosféricos para fazer comparações, baseados em outras experiências de mercado. O retorno do investimento de uma companhia nunca é igual ao de outra.
O ROI foi sistematizado por uma série de ferramentas criadas pelo mercado, e muitos sistemas possuem um módulo que o contabiliza. No entanto, o ponto forte do ROI é levar a uma ampla exposição dos motivos, envolvendo toda a cúpula da empresa, em todos os níveis, para aprovar um investimento em um projeto. Os melhores resultados são obtidos quando existe um comprometimento global dos envolvidos.

O ROI pode ser interferir na área de T.I quando não é bem planejado dando a entender que o investimento não trará nenhum retorno para empresa. Mas quando bem planejado e deixando bem transparente os benefícios do investimento pode tornar a área de T.I como “carro chefe” em melhorias para empresa toda, aumentando inclusive a credibilidade e responsabilidade da T.I.

quinta-feira, 15 de março de 2012

ENG. SOFTWARE - Quest. 01

> ENGENHARIA DE SOFTWARE - 02/03/2012


> NATUREZA SISTÊMICA:
> - O QUE É?
 A natureza sistemica é um conjunto de elementos inter-relacionados que interagem no desempenho de
uma função.


> - QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?
Tem a importância de relacionar outros tipos de sistemas em um único processo.


> - QUAL O PAPEL DA INFORMAÇÃO?


Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.
Informação enquanto conceito, carrega uma diversidade de significados técnico. Genericamente, o conceito de informação está intimamente ligado às noções de restrição,comunicação, dados, formas, conhecimento, entre outros. Hoje podemos dizer que estamos na Era da Informação.




> CARACTERIZAR:




> - SISTEMA
Um sistema  é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas, comobiologia, informática e administração. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto". Todo sistema possui um objetivo geral a ser atingido. O sistema é um conjunto de órgãos funcionais,  partes ou elementos e as relações entre eles, a integração entre esses componentes pode se dar por fluxo de informações, fluxo de matéria, fluxo de energia, enfim, ocorre comunicação entre os órgãos componentes de um sistema.


> - SISTEMA INFORMATIZADO
Melhoria no modo de gerenciar, programar, consultar. Traz qualidade, competitividade e produtividade. Os sistemas informatizados utilizados em vários ramos e aspectos, na medicina desde consultas até aparelhagem de curas e tratamentos; na educação usado para triagem e ensinamentos. O sistema informatizado hoje é usado em tudo.Precisamente para alcançar estas metas, as organizações procuram aperfeiçoar seus sistemas de manufatura pela incorporação de tecnologias avançadas de produção e a reconfiguração de seus sistemas de administração e controle de operações a nível de chão-de-fábrica. Assim, a estratégia de produção derivada de economia de escala perdeu validade face a outras estratégias que focalizam a produção em pequenos lotes com flexibilidade e controle total. 


> - PROGRAMA
Levando a linha do programa de computador temos: programa informático que é uma coleção deinstruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. O termo pode ser uma referência ao código fonte, escrito em alguma linguagem de programação, ou ao arquivo que contém a forma executável deste código fonte.


> - DADOS
Os dados referem-se a uma recolha de informações organizadas, normalmente o resultado da experiência ou observação de outras informações dentro de um sistema de computador, ou um conjunto de instalações. Os dados podem consistir em números,palavras ou imagens, as medições e observações de um conjunto de variáveis; informações, registro que identifica alguma coisa tanto objeto ou animal. Os dados podem ser humanos ou processados por uma entrada em um computador, armazenados e tratados lá, ou transmitidos (saída) para outro computador ou humano. A palavra "dados" é um termo relativo, tratamento de dados comumente ocorre por etapas, e os "dados processados" a partir de uma etapa podem ser considerados os "dados brutos" do próximo. Computação, dispositivos mecânicos, são classificados de acordo com os meios através dos quais eles representam dados. Um computador analógico representa um dado como uma tensão, distancia, posição, ou outra quantidade física. Um computador digital representa um dado como uma seqüência de símbolos traçada a partir de um alfabeto fixo. O mais comum, computadores digitais usam um alfabeto binário, isto é, um alfabeto de dois caracteres, normalmente denominadas "0" e "1". Mais familiarizado representações, tais como números ou letras, são construídos a partir do alfabeto binário.




> - INFORMAÇÃO
Informação é qualquer padrão representado. Esta visão não assume nem exatidão nem partes que se comuniquem diretamente, mas em vez disso, assume uma separação entre o obje(c)to e sua representação, bem como o envolvimento de alguém capaz de entender este relacionamento. Logo, este ponto de vista parece exigir uma mente consciente. Considere-se o seguinte exemplo:dados em computação, estatística e outros campos, são formas de informação neste sentido. Os padrõeseletromagnético numa rede de computadores e dispositivos periféricos estão relacionados a algo além do padrão em si mesmo, tais como caracteres de texto para serem exibidos e entradas de teclado.


> - CONHECIMENTO
É o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento).
O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a gnoseologia. Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é de ampla compreensão que conhecimento é aquilo que se sabe de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, para falar deste tema é indispensável abordar dado e informação.